Google

terça-feira, 29 de julho de 2008

Gestão de resíduos sólidos

Aparentemente, mais municípios estão interessados em tratar seus resíduos sólidos como se deve, isso deveria é claro, ser regra e não excessão, porém já é válido que mais pessoas e municípios se preocupem com isso como é o caso agora dos baianos e sergipanos que estão se reunindo para discutir a gestão do sistema de tratamento e destinação final dos resíduos sólidos urbanos gerados pelos municípios dos estados de Sergipe e da Bahia.
Pretendem formar um consórcio e a reunião inicial tem por objetivo apresentar e discutir com os prefeitos as diretrizes gerais e específicas para o setor de resíduos sólidos, a serem viabilizadas com recursos do governo federal por intermédio do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).
A proposta a ser elaborada será construída conjuntamente com os municípios, numa perspectiva participativa, visando desenvolver ações com foco na qualidade de vida dos catadores, que serão inseridos nesse processo como parceiros para redução do impacto ecológico do lixo.
Para os municípios, além de aterros sanitários, também estão previstas obras de implantação de unidades de triagem, área de compostagem, área de transbordo e triagem para resíduos de construção civil, drenagem e tratamento de chorume, o líquido resultante da decomposição do lixo. (Fonte: MMA)

Nenhum comentário: