Google

terça-feira, 15 de abril de 2008

Piolho e substâncias tóxicas...

A presença de piolhos e lêndeas em crianças em idade pré-escolar e escolar é um problema para pais e responsáveis e para tentar eliminar o inseto parasita, muitos acabam utilizando substâncias não recomendadas.
Foi o que aconteceu recentemente em Criciúma e agora serve de alerta. Uma menina de três anos de idade morreu depois de ser intoxicada por agrotóxico, na tentativa de combater piolhos.
A farmacêutica Vilmair Zancanaro, coordenadora do curso de Farmácia da Universidade do Contestado, campus Caçador e também responsável pelo Centro de Informações de Medicamentos (CIM), explica que a pediculose (piolhos) atinge pessoas de todas as classes sociais e sua incidência é maior na população infantil. De acordo com a Associação Brasileira de Pediculose, a única maneira comprovadamente eficaz para eliminar 100% de piolhos e lêndeas é o uso do pente fino associado a um pediculicida (medicamentos para piolhos) garantido pelo Ministério da Saúde. "O pior inimigo não é o piolho, mas a lêndea. O melhor pediculicida (medicamento) não mata mais que 60% das lêndeas.
A maneira mais simples e eficaz para combater os piolhos é o uso periódico do pente fino tanto para prevenir, como para eliminar lêndeas e piolhos", destaca.
SAIBA- Os piolhos são insetos que se alimentam de sangue humano. Seus ovos, chamados de lêndeas, são esbranquiçados e depositados no fio de cabelo. Quando os insetos se alimentam do sangue, injetam saliva com substâncias que impedem a coagulação do sangue, o que ocasiona a coceira. Nunca se deve utilizar inseticidas ou qualquer substância para eliminar os insetos, sem orientação médica. Na Primavera e Verão são mais comuns os casos de piolho, pois os insetos preferem estações quentes. No Outono e Inverno existe menor incidência de casos.
PREVENÇÃO - Os piolhos se proliferam em ambientes quentes e úmidos. Mas, ao contrário do que se imagina, sua incidência não tem relação direta com a higiene. A pediculose também não respeita barreiras sociais, econômicas ou geográficas e tem alcançado uma proliferação surpreendente, como demonstra o aumento, ano a ano, das vendas de piolhicidas no país.Assim como acontece com as bactérias diante dos antibióticos, os piolhos tornam-se resistentes aos medicamentos, razão das constantes mudanças que os laboratórios fazem em suas fórmulas. As pesquisas têm procurado encontrar um produto eficaz contra os piolhos, mas até que os resultados não se concretizem, o exame periódico da cabeça das crianças e o uso do pente fino é a melhor prevenção. Outro ponto importante é o fato de que os medicamentos contêm substâncias tóxicas.
Todo produto medicinal, toda droga, pode conter certa toxicidade. A reação a ela varia de indivíduo para indivíduo. "Alguns produtos, se utilizados sem controle, podem causar sérios problemas. Se usados em excesso e por um longo período, ao serem absorvidos podem causar até mesmo danos ao sistema nervoso central", destaca Vilmair. No caso dos pediculicidas, podem surgir, por exemplo, irritações cutâneas ou da mucosa ocular. Os especialistas recomendam o uso de espumas - que não escorrem-, ou uma toalha para proteger olhos, boca e ouvidos durante a aplicação dos medicamentos. "O pente fino é o método mais simples e totalmente natural na eliminação de piolhos e lêndeas, não causando alergias ou intoxicação de qualquer espécie", reforça.
PENTE- Alguns benefícios do uso do pente fino e a eliminação total das lêndeas, quebrando assim o ciclo biológico do parasita: Impede a auto-reinfestação e a transmissão a outros; Elimina ou diminui a necessidade eventual de um segundo tratamento, limitando a exposição de crianças muito pequenas e lactantes aos pesticidas; Potencializa a eficácia dos pediculicidas, ao permitir o uso de produtos menos tóxicos; A difusão de práticas para a eliminação de lêndeas obriga a uma observação periódica e metódica da cabeça das crianças. Este é o melhor método de prevenção da pediculose.
"Piolho não se mata com agrotóxico"
A professora da UnC Caçador alerta que a exposição humana a substâncias tóxicas, incluindo agrotóxicos e raticidas, pode levar a danos irreversíveis no organismo ou até ao óbito, tornando-se um grave problema de saúde pública. "Os agrotóxicos são substâncias que podem oferecer perigo para o ser humano, dependendo da toxicidade, do grau de contaminação e do tempo de exposição durante sua aplicação", explica.Segundo ela, o uso incorreto de medicamentos e de agrotóxicos para matar piolhos pode ocasionar internações hospitalares com sintomas de intoxicação. Agrotóxicos e inseticidas têm substâncias químicas que são absorvidas pela pele com rapidez, de acordo com especialistas. Cada minuto com o produto na cabeça aumenta o perigo. "Casos graves de intoxicação podem levar à morte. É o que está acontecendo com várias crianças em todo o país, onde os pais então aplicando agrotóxicos para matar piolhos.
As unidades e postos de saúde dispõem de medicação gratuita no tratamento contra piolhos (pediculose). O medicamento é vendido sob prescrição médica", orienta.
Pelo menos 18 crianças com piolhos foram envenenadas pelo tratamento indevido com agrotóxicos, no primeiro trimestre deste ano, de acordo com dados do Centro de Informações Toxicológicas de Santa Catarina.
As autoridades sanitárias de Santa Catarina devem sugerir à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) medidas mais rigorosas na venda de agrotóxicos para evitar novos casos de intoxicação.
Sintomas de intoxicação
Intoxicação aguda: náuseas, tonturas, vômitos, desorientação, dificuldade respiratória, sudorese e salivação excessiva, diarréia, chegando até coma e morte.
Intoxicação crônica: distúrbios comportamentais como irritabilidade, ansiedade, alteração do sono e da atenção, depressão, cefaléia (dor de cabeça), fadiga (cansaço), parestesias (formigamentos), etc.
"Todos os agrotóxicos são potencialmente perigosos, podem causar danos à saúde das pessoas, animais e ao meio ambiente. É a classe de produto que mais leva a óbito, por isso, tome cuidado. Em caso de dúvida consulte um especialista ou se perceber algum sintoma após exposição, procure ajuda médica o mais rápido possível", enfatiza a profissional.

Informações obtidas no site: http://www.cdr.unc.br/

4 comentários:

valeria disse...

oi preciso de ajuda minha filha está com um caso grave de pdiculse já levei no medico tomou medicação via oral e nada resolveu ela apresenta varias pequenas feridas no couro cabelodo
aguardo um retorno obrigada.

Unknown disse...

Ola estou com um problema, minha filha tem apenas 5 meses e esta com pediculose, não sei o que fazer, pois tenho medo de usar algo que possa prejudicar sua saúde. O que faço?

Anônimo disse...

Tenho uma filha de apenas 5 meses, e ela esta com pediculose, gostaria de saber como curar esta infestação de piolhos, tenho medo de usar algum medicamento que prejudique sua saúde, ja que ela é tão nova...O que usar?
Obrigada!!

Silvia disse...

Pessoal, infelismente não posso auxiliar indicando produtos para se usar e resolver o problema com piolhos nas crianças, pois sou Toxicologista e não médica. Por gentileza, procurem um clinico geral ou um dermatologista para obterem o auxilio para este problema. Obrigada.